sexta-feira, 13 de maio de 2011

Carta a José (I I I )

Caro José
Nunca duvides, eu não falho !!!
Consta-me que andas aborrecido e que já nem paciência tens para me ler. Eu sei que é chato, mas tem paciência, afinal só faltam 23 dias, vais ver que passam depressa.
Sabes, hoje pela manhã comecei por me indignar por aquelas asneiradas do imbecil do Olli Ilmari Rehn, sim…aquele tipo que tem a mania que manda nos euros “para aqui e para acolá”, esse mesmo!!!
Como compreenderás José, tudo tem a ver contigo (ou não fosse). O “rapaz” insultou o outro Senhor que vive ali ao lado do antigo Museu dos Coches e tu… nada!!! Esse, por mais “apagado”, de vez em quando lá vai dizendo umas coisas, mas tu nunca o defendes. És tramado! Já há tempos tinha sido aquele lá da Republica Checa, a desancar o pobre sobre a dimensão da nossa dívida externa. Agora é este “branquinho luzidio” deste Olli . Por amor da Santa, José !!! Estes gajos não têm respeito nenhum, tu como bom tesoureiro, não podes ser bom em tudo, claro está, não podes estar a controlar as contas, é bem de ver. Para isso temos TOC´s , que outrora se chamavam “guarda-livros” e não precisavam nenhuma Ordem para andarem alinhadinhos. E nós temos um, ele sabe que o estimo também. Fui até eu que já nos idos de 85 o promovi a tal lugar…
Mas este Olli,… deixa-me dizer-te…foi demais, foi longe demais foi o que foi. Como é que semelhante  faetonte pretende que está farto de usar de imaginação para te aturar???
É imperdoável, este arrojo. Como é que um simples mortal, mas qual filho de Hélio se permite lançar tamanha atoarda? Quem é que ele pensa que tu és?? Quem é que ele se julga??
Fica claro que a imaginação a que o Rehn se referia, não era aquela que tu, labutadora e tenazmente tens ido descobrir ao cú de Judas, para nos tornar felizes a todos. Era a imaginação que o TOC (de Belém…) falava como uma peregrina ideia para te ajudarem a levar o “barco a bom porto”. Para ti, acho que nem a cruz ao Calvário serás capaz…mas enfim, não é para isso que te escrevo.
José, ao longo deste tempo todo, em que convivemos de forma salutar, sempre fui dizendo umas coisas, tentando ver se “lá ias”, …mas não, és um teimoso….foi um fracasso. Porra!!! Não ouves ninguém!!!
Imaginação porque é disso que se fala, só a demonstraste ultimamente.
Tal como Faetonte, lembras-te???... o filho de Hélio e da ninfa Climene, ao perceberes que não podes guiar semelhante “carruagem do (teu) Sol” através dos céus, perdes o controle das bestas, aproximas-te de nós e quase deixas que se incendeie. Para nos poupar da destruição que o embate causará, talvez só um raio enviado por Zeus, possa resolver. A menos que te emendes…o que, francamente não acho crível!!!
Não te preocupes no entanto. Sei que estás bem, um pouco farto compreende-se, mas ainda te resta fôlego para a última jornada, a maratona que começaste antes de todos e vais sempre dizendo que o tiro já tinha soado antes…
Lembras-te daquele rapaz, o Miguel??? Sabes que, não morrendo de amores por ti, acabou por te defender e ao PR ??? Nem imaginas…deu uma “desanca” no Olli lá em Estrasburgo, sobre a “imaginação”… Olha que lhe disse das boas, “Por favor demita-se, senhor comissário; a Europa agradece”. Chamou-lhe “governador colonial”, pelo comportamento em relação a Portugal, e mais… sabendo como levas a sério o próximo 5 de Junho, descascou-lhe com força, que isso não se faz, patati…patatá…, que estamos a três semanas de eleições e arrogâncias daquelas não se podem consentir. Olha Zé, foi mesmo firme e hirto o Miguel !!!
Sabes, depois concluí que afinal, tomates mesmo a sério, não se vendem no Armani ou no Prada. Casca grossa parece, o rapaz, mas digo-te que é de boas famílias, garanto-te.
Agora, Zé… pah, não sei que mais te diga…
As coisas complicam-se e tu sabes…
Vê bem que até o pessoal do bivaque já se rebela e te afronta!!! À cautela, toma cuidado com esses. Há sempre a possibilidade de também ires na Chaimite, eheheehehe.
Comigo, não te preocupes, aliás como vens fazendo há muito tempo, deste sempre é que é.
Digo-te fraternalmente, o mesmo que o Miguel disse ao Olli… “pisga-te daqui pra fora, desampara-me a loja”, ninguém te vai impedir ou ter saudades.

Carinhosamente
António Ventura
13 de Maio de 20111
Dia da Padroeira


PS: Não te preocupes, amanhã cá estarei como combinado. Amofina-te com os pentelhos do costume e deixa o resto com o pessoal…

Sem comentários:

  O GOLPE (Parte 1) O conhecido “golpe de Estado palaciano” é o tipo de golpe em que a tomada do poder se projecta e algumas vezes, di...