quarta-feira, 8 de março de 2023


QUATRO ANOS DE SAUDADE... Que raio!!!

Em menos de nada, damo-nos conta dos 4 anos passados desde que partiste.

Foi neste  dia de 2019 que me acordaram de manhã cedo, com a notícia da tua partida.

Neste todo tempo, acho mesmo que não passei uma manhã sequer, sem te ter recordado com a muita saudade que me emagrece a alma.

"A Oeste Nada de Novo" como titulou o seu melhor e ultimo romance, o judeu francês Erich Maria Remarque, sobre a guerra de 14.

Querido João, como se pudesses ler-me... Ainda assim te digo que os tempos são negros por agora. A guerra de 14 e a de 39 não trouxeram ensinamentos a esta malta que nos desgoverna. O sofrimento dos inocentes é retratado todos os dias nas têvês ao serviço da canalha. Outros haverão de ter diferente opinião, eu sei.

Sigo, seguimos nos convívios dos nossos amigos de sempre - alguns vão desaparecendo também. Com eles te vamos sempre recordando.

O teu sobrinho - que tu asseguravas com a graça habitual, ser o garante do apelido e a continuidade da nossa "má raça" (alentejana), vai-te recordando sem grandes manifestações mas, sempre com um olhar que só eu interpreto como de grande saudade do Tio João.

Dos teus mais próximos pouco vou sabendo - talvez achem que não mereço saber mais. Mas não lhes levo a mal. Que fiquem, cada um com a sua decisão que eu ficarei com a saudade de ti, penosa como é toda a saudade, mas com a alegria de te ter tido como irmão.

Tanta vez brigámos - coisa natural - e afinal tanto nos unia e poucos sabiam disso.

Quatro anos poderiam ser entendidos como uma eternidade, ou longo tempo mas, 4 anos depois, com a constante e diária lembrança, estás sempre presente, aqui comigo e com os outros que te estimavam.

Vai longa mais esta carta que sei não poderás ler, mas sabias bem que te a iria escrever e assim continuarei até que possa.

Muita saudade João, muita.

(mano Toninho 4 anos depois de ti)


  O GOLPE (Parte 1) O conhecido “golpe de Estado palaciano” é o tipo de golpe em que a tomada do poder se projecta e algumas vezes, di...