domingo, 31 de julho de 2022

 TALVEZ POR ESTA VEZ PUTIN TENHA RAZÃO.

Não escutei na totalidade a entrevista que o Presidente da ENDESA Portugal deu no programa Conversa Capital da Antena Um no dia de anteontem.
Não porque o tema não me interesse mas apenas porque a um dado momento percebi que a minha incultura em economia-energias-formação de preços-subsidios- lucros assegurados etc etc não me permitiriam entender nada. Aliás, consumidor de energia eléctrica de um dos impolutos fornecedores que dá pelo nome de EDP (ele há tantos que nem sei qual - EDP ZERO / EDP Renováveis / EDP SU ), a entrevista a um gestor "de topo" da concorrente espanhola sempre me atrairia conhecer.
Mas houve uma parte da entrevista com a jornalista Rosário Lyra que me emudeceu. Triste como um vencido apenas registei o que Nuno Ribeiro da Silva fez saber a todos os portuguesinhos (perdoem os "inhos" que apenas identificam a nossa incapacidade e desvontade de lutar contra os continuados saques a que somos sujeitos desde há anos - "Um povo traído" como classifica e dá título, Paul Preston no seu ultimo livro sobre a Espanha dos últimos 50 anos e da democracia em que vive.
O gestor da Endesa nem sequer nos animou com a célebre "uma notícia boa" e "uma notícia má". Começou e terminou pela última - "A factura de electricidade dos consumidores irá ter um aumento de cerca de 40% já em Agosto". Chiça que é forte!!!
Mas Nuno... uma notícia dessas precisava de preparar os destinatários... - ainda por cima com tão vasta crise nas "urgências" hospitalares!
Não dá mesmo para brincar!
A incompetência da "serviçal UE" e dos seus líderes levar-nos-á a perceber que talvez Putin tenha razão quando assegurou há dias que os europeus (da sua débil e frouxa unidade), quando chegar o inverno e estiverem a badalejar não se esqquecrão de sair às ruas...
Talvez e por agora Putin tenha razão.
1

  O GOLPE (Parte 1) O conhecido “golpe de Estado palaciano” é o tipo de golpe em que a tomada do poder se projecta e algumas vezes, di...